skip to Main Content

Otoneurologia é a junção de oto (ouvido) e neurologia (sistema nervoso). Um otoneurologista é o médico que se dedicou a estudar a área do equilíbrio, através de anos de estudo e experiência no assunto ou pós graduações (fellows) no assunto (existem poucos no Brasil e mundo!), mas não é uma área da medicina que é regulada por um Registro de Qualificação de especialista (RQE) por enquanto.

Esse profissional pode ser otorrinolaringologista ou neurologista – as duas especialidades da medicina se ajudam no assunto considerando que existem doenças do ouvido, doenças do sistema nervoso e doenças que afetam os dois e causam tontura.

Se você sofre com uma tontura crônica ou recorrente ou está apresentando um quadro de tontura pela primeira vez e não obteve melhora depois de passar por alguns profissionais busque um otorrino ou neuro que entenda dessa área, esse será capaz de encurtar o seu caminho para as hipótese diagnósticas e aí sim um tratamento assertivo.

Te falo isso com experiência própria. Não, não a experiência como médica que atua nessa área cuidando de pacientes com sintoma de tontura. Te falo isso como paciente de tontura e zumbido que já peregrinou sem um diagnóstico adequado.

Com 15 anos de idade eu comecei a apresentar quadros de tontura, passei em consulta com mais de um profissional e recebi o diagnóstico de hipoglicemias e labirintite emocional. Até existiam as hipoglicemias, já a labirintite não.

Foi só na minha formação como otorrino que finalmente entendi o que tinha: Migrânea vestibular (e sim o gatilho para as crises era a tal hipoglicemia) e finalmente entender o que era mudou muito minha vida já tantas outras coisas que sentia e não entendia (como o zumbido, como incômodo com sons, luz, cheiros, toques e até cabelo preso, cinetose – aquele mal estar nas curvas e viagens de carro) se encaixaram e fizeram sentido. Nesse momento comecei a me dedicar a entender mais sobre a área de Otoneurologia, afinal eu me via nos pacientes.

Estar do outro lado – do lado paciente e entender não só na pele sobre alguns dos sintomas mas como existe uma peregrinação até alguém finalmente entender o que está acontecendo e conseguir ajudar é o que me motivou a atuar nessa área e motiva a ter nesse site e em minhas redes sociais o máximo de informações que puder para ajudar a encurtar a sua jornada.

Back To Top
f