skip to Main Content

Dor de cabeça e tontura: Enxaqueca Vestibular

Enxaqueca

Uma velha conhecida de muitas mulheres, a enxaqueca é uma doença crônica ou seja sem cura, mas seu controle é possível através de tratamento. Mesmo com tratamentos disponíveis ainda é pouco tratada e tem um certo título por aí de “frescura” o que faz muita gente normalizar a dor que é considerada pela OMS a sexta doença mais incapacitante, atingindo 1 bilhão de pessoas no mundo.
Estima-se que cerca de 20% da população feminina sofre de enxaqueca. Dessas, 10% apresentam a forma grave da doença, com dores quase diárias – a chamada enxaqueca crônica.
Toda dor de cabeça é…
Enxaqueca? Não! E quem tem enxaqueca também pode ter dor de cabeça por outras causas, por isso é importante entender como é a crise e quais os sintomas associados.
DOR DE CABEÇA DA ENXAQUECA É GERALMENTE:

  • em um lado da cabeça.
  • forte e latejante/pulsando.
  • vem junto de enjoos, incomodo com a luz e sensibilidade a sons.
  • atrapalha o dia a dia, requer medicação e repouso no escuro e sem sons para melhora.
  • piora com esforço físico.

Quem tem sente…

A tontura causada pela enxaqueca geralmente é uma sensação de movimento: instabilidade, mareada, sensação de estar rodando ou do mundo rodando. Quem tem enxaqueca vestibular geral é bastante sensível a movimentos como andar de carro, ônibus e barco.
Até mesmo os movimentos do próprio corpo, como andar na esteira ou mesmo virar a cabeça, também podem desencadear as tonturas com mais facilidade. São pessoas também sensíveis a jogos de videogame de ação e programas de realidade virtual e brinquedos de gira gira – lembra da Juliete no BBB?

O Diagnóstico é…

Através das informações que o paciente traz e sua avaliação. Não há exames que façam diagnóstico de enxaqueca! Mas em muitos casos solicitamos exames para descartar outras causas para dor de cabeça e ontura, além de avaliar condições que possam piorar o quadro

Fatores que afetam a Enxaqueca

  • álcool
  • excesso de café e chocolate,
  • dormir mal (pouco ou muito),
  • excesso de açúcar,
  • estresse.

Anedota pessoal:
Essa é a doença que me fez me apaixonar pelo mundo da tontura. Me via em cada paciente que relatava o quanto a sua tontura e suas dores de cabeça eram minimizadas por familiares, amigos e até mesmo seus médicos.
Como eles eu ouvia:
“Você vive de óculos escuro, que metida!”
“Você tá sempre com dor de cabeça, é muito mimimi”
“Nossa mas nem pode fazer algo que já fica com tontura, quanta frescura?”
DOR DE CABEÇA & TONTURA NÃO SÃO MIMIMI!

Qualidade de vida

Também por conviver com essa doença sei a importância que o médico tem em validar, acolher e cuidar desse paciente. Sei também que é possível viver sem dor, tontura e com qualidade de vida.
É possível controlar os sintomas com um bom acompanhamento.
E não permita que NINGUÉM invalide a sua dor e os seus sintomas.

O tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa. Consulte um especialista em Doenças do Labirinto.

Back To Top
f