Você provavelmente já ouviu de um profissional de saúde ou mesmo aprendeu a utilizar para se referir ao seu sintoma de tontura.
Esse é um termo incorreto para se referir ao sintoma de tontura, afinal, labirintite é uma doença específica bem rara que acontece como uma complicação de uma otite, ou seja, de uma inflamação ou infecção do ouvido.
Labirintite é a inflamação (que ocorre por toxinas liberadas na inflamação do ouvido e absorvidas pelo labirinto) ou infecção do labirinto. É uma doença delicada e requer tratamento cuidadoso pelo seu potencial de evoluir para um quadro neurológico (como uma meningite, uma vez que o labirinto tem conexão com o sistema nervoso – o cérebro).
Lendo isso você provavelmente ficou assustado se já recebeu esse diagnóstico, mas te tranquilizo em partes porque labirintite não deve ser a doença que você tem, ou seja, é bem difícil que a labirintite seja a causa da sua tontura.
A área da tontura é um campo misterioso com poucos profissionais capacitados para um cuidado adequado e por isso tantas pessoas são diagnosticadas incorretamente como tendo a tal labirintite.
Existem dois quadros de labirintite:
1. Por infecção: em que os primeiros sintomas geralmente são nasais, de resfriado com secreção nasal, catarro, nariz entupido e evoluindo para uma infecção de ouvido com dor de ouvido, febre, sensação de ouvido entupido – esses são os principais sintomas de uma otite média aguda, que pode complicar com a labirintite cujos sintomas são de tontura tipo sensação de movimentação (tudo rodando por exemplo) intensa e contínua (dura horas a dias sem parar) associada a perda auditiva, zumbido e enjoo e vômitos.
A labirintite infecciosa pode acontecer mais facilmente em quem tem uma otite média crônica, ou seja, em quem tem perfuração do tímpano ou doença colesteatomatosa do ouvido.
2. Por inflamação: aí é uma causa mais comum de tontura em crianças, que apresentam uma otite média secretora em que ocorre um acúmulo de secreção (sem infecção) atrás do ouvido (seja por quadro de rinite , disfunção do canal que liga o ouvido e nariz responsável por equalizar a pressão do ouvido ou aumento de adenóide) mas que pode levar a inflamação do labirinto com sintomas de ouvido entupido, zumbido e tontura intensa com sensação de movimento e náuseas. Não costuma se apresentar com febre e dor de ouvido.
O tratamento da labirintite infecciosa é com antibióticos e muitas vezes internado em hospital devido a intensidade dos sintomas. Já o da labirintite inflamatória é feito com medicações que reduzem os sintomas e a inflamação e tratando a otite média secretora – se necessário com colocação de tubo de ventilação (um dreno colocado no tímpano que facilita a retirada dessa secreção atrás do tímpano enquanto trata-se a origem da otite secretora).
Se você recebeu o diagnóstico de labirintite e o tratamento diverge do descrito, vale a pena ler um pouco sobre as doenças que coloco aqui e que causam tontura.