skip to Main Content

Tontura desencadeada pelo som

Como bastante gente se identificou com os sintomas do post anterior de zumbido, decidi trazer um quadro bem parecido em sintomas para chamar atenção como precisamos de cuidado no diagnóstico.
Anteriormente comentei sobre a síndrome da deiscência do canal semicircular superior me referindo a um episódio de Grey’s Anatomy em que ela aparece. A paciente é diagnosticada como equizofrênica. Seu pai conta que o mínimo som é o gatilho para suas “crises” de “loucura”.
Desacreditada pelos pais, a paciente é levada ao hospital após se machucar tentando fugir de uma internação psiquiátrica.
Atendida por Alex, que acredita em uma causa orgânica para seu sintoma de vertigem induzida por ruído associada a zumbido e incomodo aos sons, recebe uma nova bateria de exames. Através de um teste relativamente simples ele encontra um indício dessa síndrome.
A realidade é bem diferente do episódio, mas achei interessante a reflexão: como sintomas e síndromes raras são simplesmente assumidas como quadros psiquiátricos. Isso acontece também na vida real.

Sobre a doença

O labirinto é revestido por uma camada óssea. Uma falha em tal camada pode gerar uma gama grande de sintomas. Por conta da falha o canal é estimulado quando uma onda de pressão entra no ouvido.
Essa onda de pressão pode vir por um barulho alto ou ao realizar esforço físico.

Os sintomas

Tontura do tipo que roda que vem e vai rapidamente desencadeada por barulho alto, tosse, espirro ou força física. A exposição prolongado a um barulho alto pode até levar a uma tontura inespecífico mais prolongado.
O sintoma auditivo mais comum é a sensação de estar com o ouvido entupido e a ouvir a própria voz como ecoando no ouvido ao falar.
É possível ouvir nessa síndrome a própria pulsação do coração – levando aí ao que chamamos de zumbido pulsátil e pode ouvir até mesmo o som dos movimentos oculares – lembrando bastante a síndrome que contei no post anterior.
O incômodo com o som é um sintoma que pode existir em diversas situações: enxaqueca, Meniere, perda auditiva, mioclonia dos músculos do ouvido. É preciso cuidado para realizar um diagnóstico correto sobre a origem desse incomodo.

Back To Top
f