skip to Main Content

Como saber se tenho labirintite?

VOCÊ PROVAVELMENTE NÃO TEM LABIRINTITE!
Venho hoje quebrar essa crença sua.
A labirintite é um termo que popularizou tanto entre quem sente tontura quanto entre os médicos, até mesmo otorrinolaringologista, que virou sinônimo de tontura!
Isso se deve a formação deficitária dos médicos nesse assunto tão complexo que é o sintoma de tontura, são poucos os profissionais capacitados para diferenciar a causa de uma tontura.
Existem muitas doenças capazes de provocar tais sintomas, mais de 30 doenças.
Já a labirintite real é uma doença específica e com um condição essencial para o seu aparecimento:
Uma otite – uma infecção no ouvido ou catarro atrás do tímpano que é absorvido para o labirinto e leva a sua infecção ou inflamação!
Então seus sintomas são: dor de ouvido, vertigem, enjoo, perda da audição, zumbido e febre, esses dois últimos nem sempre estão presentes.
Os sintomas de ouvido costumam acontecer em apenas uma das orelhas.
Ela é tratada com antibióticos e remédios para os sintomas, como analgésico para dor e febre e sedativos par ao labirinto para amenizar a tontura.
Não é possível ter crises de labirintite repetidas. É uma doença rara e não costuma se repetir, exceto nos pacientes com perfurarão do tímpano ou colesteatoma).
A doença acontece uma vez mas pode deixar sequelas: mesmo após o término da infecção pela lesão que acontece por essa o sintoma de tontura pode permanecer por um tempo.
A tontura costuma passar quando o cérebro criar seus mecanismo para compensar a perda da função do labirinto afetado, para tal é preciso estar em dia metabolicamente, então alterações de colesterol, insulina, diabetes, de tireóide, homornios femininos podem afetar essa compensação!

O tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa. Consulte um especialista em Doenças do Labirinto.

Back To Top