skip to Main Content

Doença de Meniere: conheça os sintomas

A doença de Meniere atinge aproximadamente 100 pessoas a cada 100 mil pessoas, costuma ocorrer a partir dos 30 anos e ocorre mais em mulheres.
É uma doença com evolução longa, caracterizada inicialmente por períodos de crise e períodos sem crise nos primeiros anos, evoluindo com uma mudança no padrão de sintomas a longo prazo.
Uma crise da doença de Meniere começa com uma sensação de plenitude no ouvido e pressão junto com diminuição da audição e zumbido em uma orelha.
A vertigem (tontura em que parece que tudo se mexe, segue rapidamente, alcançando uma intensidade máxima em minutos e então diminui lentamente nas próximas horas. Podendo durar entre 20 min até 24 horas.
O paciente geralmente fica com uma sensação de instabilidade e tontura por dias após o episódio de tontura rotatória aguda.
Nos estágios iniciais a perda auditiva é completamente reversível, mas o zumbido pode persistir entre os episódios, mas geralmente aumenta de intensidade imediatamente antes ou durante a crise.
O zumbido é tipicamente descrito como um som de oceano ou o som de uma concha oca.
Esses episódios ocorrem em intervalos irregulares durante anos, com períodos de remissão imprevisíveis.
Variações desse quadro clássico são comuns, especialmente nos estágios iniciais do processo da doença, mas o diagnóstico permanece incerto, a menos que ocorra a combinação de perda auditiva flutuante e vertigem.
Episódios isolados de vertigem ou perda auditiva freqüentemente precedem a combinação característica de sintomas por meses ou até anos.
Atualmente a Doença de Meniere é dividida em definitiva e provável.
O diagnóstico da doença é baseado em critérios que observamos através da entrevista com o paciente.
Esses critérios incluem:

  • Dois ou mais episódios espontâneos de vertigem cada um com duração de 20 minutos a 12-24 horas.
  • Perda auditiva neurossensorial documentada em exame de audição em uma orelha.
  • E sintomas de perda auditiva, ouvido tapado e zumbido flutuantes!

Portanto o único exame essencial ao diagnóstico da doença é o exame de audição: audiometria tonal e vocal.
Em breve retorno com um artigo sobre o que causa essa doença e os possíveis tratamentos. Se tiver dúvidas me envia no direct do instagram @danijanolli ou pelo email contato@danijanolli.com.

O tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa. Consulte um especialista em Doenças do Labirinto.

Back To Top
f